Neste episódio do Podcast Somos Cidade, a fundadora e CEO da Biossplena Desenvolvimento Regenerativo, Giovana Ulian, compartilha sua experiência em projetos de regeneração imobiliária e urbana.
Utilizando metodologias como Constelação urbana, Placemaking e Inteligências de dados, ela se especializou em regenerar ativos imobiliários e urbanos com potencial para impactar positivamente a vizinhança e a cidade. Ativos imobiliários que viveram dias de glória no passado, centralidades urbanas, destinos turísticos e distritos criativos são alguns dos tipos de projetos onde desenvolveu expertise.
Conheça Giovana Ulian: Inquieta, curiosa e inconformada com as cidades que temos. Determinada em desenvolver projetos e estratégias que proporcionam cidades mais alegres, saudáveis e que facilitem a vida das pessoas. Ama atuar em projetos que demandam conhecer histórias locais, suas pessoas e propor a ressignificação e a valorização do lugar. Acredita que existem muitos espaços importantes que podem ser devolvidos às pessoas, gerando regeneração na cidade consolidada. Ativista urbana, acredita que a maior inovação que poderemos propor às cidades é a vida em comunidade, as trocas e as relações com significado para as pessoas. Formada em Engenharia Civil e doutora em Urbanismo (Chile, 2015),
desde o início de sua carreira profissional teve contato com a área, tendo atuado como Secretária Municipal de Planejamento. Sua experiência na gestão pública a levou a fundar a Biossplena – Inteligência Urbana, atuando em projetos de desenvolvimento e planejamento urbano há mais de 10 anos. Também tem formação em Gestão Contemporânea, MBA Cidades Responsivas e formação em Desenvolvimento Regenerativo. Fundadora do IDEMER (Instituto de Desenvolvimento Municipal e Regional – OSCIP 2011), atualmente chamado de AGE-RS (Agência Gaúcha de Desenvolvimento Turístico e Territorial), membro da Rede de Cooperação Internacional URBENERE 2015-2018 (Comunidades Urbanas Energeticamente Eficientes), Rede CIRES 2018-2022 (Cidades Inclusivas, Resilientes, Eficientes e Sustentáveis), Rede EcoEico 2022-2025 (Economia Circular como Estratégia para uma Indústria da Construção mais Sustentável), Colaboradora do G30 Serra Gaúcha e sócia do Grupo SOMOS_RS.