Bom urbanismo, infraestrutura de qualidade e acessível à todos. Baseadas nessas premissas, já aplicadas com sucesso no case anterior, a Biossplena atuou em seu segundo projeto de loteamento urbano aberto deste cliente, agora na cidade de Taquara.
Com o projeto ainda em fase de desenvolvimento, fomos convidados a elaborar, em conjunto com o cliente, sua equipe e terceiros contratados, uma série de ativos que agregam valor ao empreendimento imobiliário que será lançado. Entre eles, foram propostas estratégias de placemaking pré-venda, a criação de mobiliário urbano personalizado e sinalética própria em todo o entorno próximo do terreno.
Com o intuito de colaborar no desenvolvimento de uma série de novos empreendimentos do gênero, e trazer um diferencial de mercado, fomos também contratados a cocriar, desde a identidade até os aperfeiçoamentos de desenho das novas localidades do produto imobiliário.
Ao exercitar as diretrizes do primeiro projeto – que foi um sucesso – e desse segundo, fomos criando o Manual do novo Produto imobiliário, abrangendo todos os aspectos relevantes para o sucesso e a longevidade dos empreendimentos. Em outras palavras, concebemos um documento que sirva como guia de projeto para os próximos – que dá diretrizes desde a escolha do terreno até a manutenção de longo prazo do loteamento, garantindo a identidade e a qualidade, ao mesmo tempo em que permite sua replicabilidade em diferentes locais.
Ano do projeto: 2023
Área: 28 ha
Localização: Taquara/RS
Equipe: Giovana Ulian, coordenadora do projeto, engenheira civil e doutora em urbanismo; Felipe Köhler, arquiteto, urbanista e paisagista; Gabriela Ferreira Conte, arquiteta e urbanista; Rafaela Salomão, estudante de arquitetura e urbanismo;
Cliente: Bloque Engenharia
Segundo empreendimento dos clientes com atuação da Biossplena nesta série de loteamentos abertos, o terreno em questão encontrava-se em uma porção da cidade um pouco afastada do Centro, e com proximidade a rodovias importantes de entrada e saída da cidade. O entorno próximo não possuía pontos de referência ou de interesse, nem acesso qualificado – o que motivou a Biossplena a trabalhar olhando não apenas para o terreno em questão, e sim para o seu entorno – buscando uma abordagem sistêmica e entendendo o potencial de criação de uma nova centralidade a partir da consolidação do loteamento. Essas premissas também foram incluídas no Manual do Produto, desenvolvido de maneira concomitante ao projeto, com o intuito de abranger todos os aspectos relevantes para o sucesso e a longevidade dos empreendimentos.
Neste caso, também com desenho urbano do loteamento aprovado, a vasta área verde e aberta existente destinada a um parque foi o ponto de maior atuação da Biossplena, que enxergou a topografia acentuada como uma potencialidade e diferencial, que através de um zoneamento de atividades e criação de percursos internos gerou um completo ambiente de lazer e contato com a natureza, permitindo abraçar inúmeros usos esportivos em seu miolo e ao mesmo tempo espaços comerciais em suas bordas, garantindo a acessibilidade e a conectividade com as vias.
Desafios
Soluções dadas
Soluções dadas