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Parque Enogastronômico Vinícola Góes – São Paulo/SP

Biossplena propõe melhorias de funcionalidade para atendimento turístico

O projeto para o Parque Enogatronômico Vinícola Góes, na região vinícola de São Roque/SP,  foi elaborado por meio da regeneração do local, uma vez que a intenção foi a reordenação do espaços de atendimento ao visitante e circulações para o bom funcionamento tanto para trabalhadores, quanto para visitantes.

Por meio de estudos da dinâmica do lugar, buscou-se  alternativas para ampliar a capacidade de atendimento da sede administrativa, adaptando a infraestrutura física existente para potencializar a experiência do enoturismo, bem como outras atividades existentes e indicação de novos elementos e atividades lucrativas.  

Considerou-se também, o estudo de diretrizes para melhorias das condições de acessos e mobilidade interna do parque, no que se refere à circulação de veículos e de pedestres, tendo em vista o conforto e a segurança das pessoas.

Ano do projeto: 2018
Área: 7,4 ha
Localização: São Roque/SP
Equipe: Giovana Ulian, coordenadora do projeto, engenheira civil e doutora em urbanismo; Daniela Caon, arquiteta e urbanista; MSc. Miguel Quilodran, arquiteto e urbanista; Maria Gloria Mezzomo, gestão empresarial; Mauricio D’Agostini, engenheiro ambiental; Eduardo De Bastiani, engenheiro civil; Giovani Marcon, estudante de Arquitetura e Urbanismo.
Cliente: Vinícola Góes

A Vinícola Góes está localizada no bairro de Canguera, em São Roque/SP e é integrante de um Roteiro Turístico muito visitado na região de São Roque, a “Rota do Vinho”. Os proprietários do empreendimento são descendentes de imigrantes portugueses, os quais chegaram na região de São Roque em 1910 e deram início ao cultivo de videiras e produção artesanal de vinhos.

Por volta de 1938, os vinhos passaram a ser comercializados oficialmente pela Família Góes: eram envasados em barris de 100 litros e despachados na estação ferroviária do bairro para o litoral. No início dos anos 60, a família implantou uma nova vinícola e no ano de 1962 inicia oficialmente a produção dos Vinhos Góes, em homenagem ao sobrenome e às origens da família, registrada posteriormente como Vitivinícola Góes.

No ano de 2003, inaugurou-se o seu parque enoturístico, empreendimento de destaque no Roteiro do Vinho de São Roque. É um espaço para o visitante ter contato mais próximo com a diversidade do mundo do vinho e conhecer as áreas produtivas do empreendimento. Além disso, permite uma experiência em família, pois o espaço construído é rodeado pela natureza, entre outros atrativos e que atraem todas as idades.

Desafios 

  • Território complexo: foi necessário um estudo aprofundado das dinâmicas territoriais do lugar;
  • Excesso de público;
  • Áreas pertencentes a vários proprietários, carecendo de uma gestão de propriedade;
  • Proposição de soluções que não causassem transtorno durante a operação do empreendimento, com a premissa de não atrapalhar o funcionamento do mesmo.

Soluções

  • Indicações para a reordenação dos espaços de atendimento ao turista, bem como as circulações do empreendimento;
  • Planejamento da ampliação de estacionamento e fluxo de mobilidade para acessar as atividades – tanto de veículos, quanto de pedestres;
  • Gestão de funcionamento  com  soluções para controlar os acessos, bem como cercamento perimetral e monitoramento prezando a segurança do local;
  • Complementação da oferta de serviços oferecidos no empreendimento com a criação de novos espaços de convivência para todas as idades;
  • Ampliação da capacidade física do local, com estratégias para otimizar os espaços e as atividades de grupo oferecidas, por meio da organização dos fluxos e distribuindo os visitantes ao longo do dia, da semana e mês; 
  • Potencialização do conceito de parque temático oferecendo outros atrativos além do vinho, diversificando a oferta de produtos e atividades para a permanência e contemplação abrangendo todas as idades;
  • Proposição de melhorias de governança do espaço, por meio da elaboração de uma convenção de condomínio  com regras definidas para a gestão do parque;
  • Projeção de espaços adaptados e com flexibilidade para atender diversos públicos e números de pessoas diferentes, de acordo com o calendário de eventos;
  • Fortalecer a relação entre o construído e o entorno natural da paisagem e a presença dos vinhedos e lagos;
  • Criação de espaços diferenciados para atender um público com demanda de produtos exclusivos, associados a  atividades enogastronômicas, venda de produtos de boutique e bistrô.

Highlights 

  • Ampliação da capacidade de atendimento e de oferta de serviços/atividades lucrativas em edificações existentes – demolições;
  • Ampliação de espaços de convivência;
  • Proposição de soluções com execução de obras de baixo impacto, de rápida execução e reversibilidade;
  • Gestão de funcionamento de acessos ao empreendimento;
  • Manter o estilo arquitetônico da colonização portuguesa.
Serviços que foram empregados neste projeto