O projeto teve início com um estudo do contexto de inserção da área, visando compreender sua interação com o entorno e identificar oportunidades para o desenvolvimento do local. Focamos em definir as fases iniciais do empreendimento de acordo com o potencial do entorno, garantindo uma abordagem integrada com a comunidade local.
Por meio de análises e estratégias urbanísticas,definiu-se diretrizes para o desenvolvimento da área. Destaca-se a importância da localização do acesso, a integração de elementos paisagísticos para referenciar o lugar, como também a preservação e integração de áreas naturais, incluindo a criação de um lago. Além disso, planejamos uma área dedicada a eventos de ‘placemaking’, proporcionando espaços de interação e convívio antes mesmo do lançamento oficial do projeto.
Uma das principais estratégias adotadas foi o alinhamento da execução de infra urbanística com o lançamento da incorporação, visando uma integração posterior ao contexto urbano como um todo. Essa abordagem traz a ideia de Comunidade Planejada, onde o desenvolvimento do empreendimento se dá de forma gradual e sustentável, incorporando os princípios de planejamento urbano e promovendo qualidade de vida para os residentes.
Ano do projeto: 2021
Área: 174.892,23m2
Localização: Cruzeiro do Sul/RS
Equipe: Giovana Ulian, coordenadora do projeto, engenheira civil e doutora em urbanismo; Daniela Caon, arquiteta e urbanista; Daniela Menegat, bióloga e gestora de data science; Maria Gloria Mezzomo, gestão empresarial.
A área de estudo, localizada próxima à divisa dos municípios de Cruzeiro do Sul e Lajeado, é marcada por sua posição geográfica privilegiada e seu papel fundamental no desenvolvimento da região. Essa região pode ser considerada um ponto de passagem para viajantes e comerciantes, pela sua proximidade com importantes vias de comunicação, como as rodovias RS-130 e RSC-453. Essas estradas, surgem conectando diversos pontos do estado e facilitando não apenas o acesso à área, mas também fomentando o comércio e a interação entre as comunidades locais e regionais.
A presença dessas vias viárias contribuiu significativamente para a valorização da área, atraindo investimentos e empreendimentos que ajudaram a moldar sua identidade e seu desenvolvimento. O Plano Diretor da região, prevê a abertura de uma nova via que cruza a área de estudo no sentido norte-sul, criando novas conexões e fortalecendo ainda mais a malha viária existente.
Essa medida não apenas impulsiona o desenvolvimento local, mas também pode estreitar os laços entre Cruzeiro do Sul e Lajeado, promovendo uma cooperação mais estreita entre essas comunidades vizinhas. Com sua localização estratégica e seu potencial de crescimento, a área de estudo desempenha um papel crucial no tecido urbano nos âmbitos: social, econômico e cultural da região.