Biossplena Logo Branca

Condomínio fechado – Litoral do Rio Grande do Sul

Transformação da topografia plana: um projeto com estratégias urbanísticas e paisagísticas que integrem a funcionalidade, a mobilidade e a sofisticação à paisagem natural

A busca por um lugar tranquilo, seguro e com qualidade de vida no litoral do Rio Grande do Sul tem levado muitos empreendedores a investir na região. Nesse cenário, a Biossplena foi convidada, devido à sua experiente na elaboração de projetos urbanísticos para loteamentos e condomínios fechados, para elevar ainda mais o padrão do empreendimento em que já havia um projeto estabelecido, desenvolvendo assim proposições que tornam o condomínio único e atrativo para futuros moradores.

Com uma visão integral e sistêmica, foram realizados estudos das necessidades do condomínio, identificando as estruturas de uso comuns essenciais para o bem-estar e lazer dos moradores bem como sua melhor localização, como quadras esportivas, pistas de skate, salão de festas, áreas de serviços e acessos bem planejados. Além disso, a equipe Biossplena, possui conhecimento aprofundado sobre as nuances da legislação, viabilidade técnica e econômica, o que garantiu nas suas proposições uma tomada de decisão assertiva e dentro das diretrizes legais, proporcionando segurança aos empreendedores que buscam realizar seus projetos com sucesso.

Ano do projeto: 2022
Área: 49 ha
Localização: Litoral do Rio Grande do Sul
Equipe: Giovana Ulian, coordenadora do projeto, engenheira civil e doutora em urbanismo; Daniela Caon, arquiteta e urbanista; Maria Gloria Mezzomo, gestão empresarial; Daniela Menegat, bióloga e gestora de data science; Felipe Köhler, arquiteto, urbanista e paisagista; Liana Fontana, arquiteta e urbanista e gestora de projetos;
Cliente: anônimo

O empreendimento, surgiu anteriormente à contratação da Biossplena como um projeto inspirado nas penínsulas de Dubai, buscando oferecer uma experiência de vida sofisticada e exclusiva aos seus futuros moradores. Entretanto, a área escolhida apresentou um desafio significativo: a propensão à alagamentos. Para transformar esse desafio em uma oportunidade única, os empreendedores e o arquiteto criaram diversos lagos de contenção, que não apenas solucionaram o problema dos alagamentos, mas também adicionaram um elemento distintivo ao empreendimento.

Para ir além das questões de drenagem, a equipe da Biossplena foi convidada, a fim de realizar um estudo minucioso do plano de necessidades do condomínio e do contexto da região, levando em consideração a paisagem local, as características do terreno, a mobilidade peatonal e a infraestrutura existente, garantindo assim que as proposições e intervenções urbanísticas levassem em conta não apenas o empreendimento, mas também os anseios da comunidade local e a harmonia com o meio ambiente. Assim, ao longo do trabalho, revelou-se um projeto com uma oportunidade de criar um espaço que fosse verdadeiramente integrado e construído por fases, para que tivesse viabilidade econômica.

Então, após a execução desse plano de ação, o condomínio fechado resultante desse esforço conjunto tornaria-se um marco na região, atraindo a atenção de clientes potenciais em busca de uma moradia sofisticada sem igual.

Desafios 

  • A topografia consideravelmente plana necessitando de estratégias de movimentação arquitetônica e paisagística
  • Núcleo de acesso com múltiplas funcionalidades que envolvesse a integração de diversas funcionalidades em uma área limitada
  • Central de serviço completa que abrigasse uma área de administração e serviços do condomínio, estacionamento e um pequeno mercado, garantindo um ambiente que fosse prático, eficiente e acolhedor.
  • Concepção do Club House a fim de criar uma estrutura que atendesse à todas as atividades e necessidades dos moradores e fosse estrategicamente posicionado dentro do condomínio
  • Oferecer soluções a espaços urbanos já projetados, intervenções mais sensíveis e sutis, primando pela construção do “lugar”, por meio de soluções de gentilezas, surpresas e amenidades urbanas.
  • Melhorar a caminhabilidade e encurtar os trajetos peatonais para tornar a circulação interna mais eficiente e prática.

Soluções

  • Distribuição de equipamentos ao longo da Avenida: posicionados de forma inteligente, cercados de áreas de lazer, como passeios arborizados e espaços para convívio social, criando multiplicidades de ambientes de permanência para encontros que valorizam a interação social entre os condôminos.
  • Equipamentos de uso de visitantes próximos à portaria: Espaços de uso comum localizados próximos à entrada com o objetivo de receber os visitantes de forma acolhedora e prática, com estacionamentos próprios e sistema de cancelas para garantir controle e privacidade durante eventos.
  • Estacionamentos em lugares estratégicos: levando em conta a facilidade de acesso e a demanda esperada, foram projetados estacionamentos próximos às áreas de maior circulação, como o Club House e os salões de festas, com uma quantidade pré-dimensionada para atender com folga o número de moradores e seus convidados, garantindo a comodidade de todos.
  • Mobilidade peatonal: passeios alargados e o deck de travessia para pedestres também foram projetados com o foco na segurança e no conforto dos moradores, permitindo que eles se movimentem pelo condomínio de forma prática, principalmente com a função de encurtar os trajetos até o Club House. A pista de caminhada e corrida ao longo da avenida é um convite à prática de exercícios físicos ao ar livre, incentivando um estilo de vida saudável e ativo para todos os residentes.
  • Estrutura interna do Club House: esse é uma verdadeira joia, oferecendo uma ampla gama de facilidades e opções de lazer para os moradores, como piscina térmica, saunas, espaço kids, café e adega, salas de jogos e áreas de exercício e relaxamento, garantindo que os moradores cuidem da saúde e do bem-estar sem sair do condomínio.
  • Central de serviço: a fim de atender às necessidades dos moradores com praticidade e eficiência, essa central inclui uma área de administração e serviços do condomínio, estacionamento próprio e um pequeno mercado, todos próximos de um acesso secundário para abastecimento de produtos.
  • Sugestão de um estilo arquitetônico contemporâneo: se caracteriza por ser atemporal, com linhas retas, integração entre espaços e incorporação de elementos naturais. Essa abordagem permite dar uma identidade única ao empreendimento, proporcionando uma “cara” exclusiva e sofisticada a partir da combinação do estilo com elementos como concreto, madeira, pedra, paisagismo, água e luz.

Highlights 

  • Paisagismo como elemento de integração e embelezamento: elemento essencial para integrar a arquitetura do empreendimento à paisagem natural ao redor. Foram escolhidas espécies de plantas nativas e árvores para sombreamento cuidadosamente dispostas ao longo das áreas comuns do condomínio, proporcionando um ambiente harmonioso e convidativo. Além disso, o paisagismo foi pensado para valorizar a topografia do terreno, criando pontos de interesse visual, como anfiteatro e deck de contemplação, enriquecendo ainda mais a experiência dos moradores.
  • Topografia como estratégia para “dar movimento”: para proporcionar um aspecto dinâmico e interessante ao projeto, utilizou-se as variações naturais do terreno para criar diferentes níveis e pontos de destaque, como áreas elevadas para mirantes ou espaços de lazer com vistas panorâmicas. As curvas de nível, também foram compatibilizadas ao paisagismo, com a criação de escadas e caminhos sinuosos que convidam os moradores a explorarem os encantos do condomínio de forma orgânica e surpreendente.
  • Sistema Wetland (Jardim Filtrante): a sustentabilidade ambiental foi um dos princípios fundamentais aplicados no projeto do condomínio. Para isso, a equipe implementou um sistema composto por plantas projetadas para a filtragem natural das águas pluviais, que também contribuem para a preservação do meio ambiente e agrega uma estética agradável ao espaço.
Serviços que foram empregados neste projeto