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Centralidade Jatiúna – Campinas/SP

Espaços privados de uso público: uma prática incomum proposta como um diferencial.

Capa do Case CENTRALIDADE JATIÚNA Campinas

O projeto desenvolvido para o cliente 3Z Realty seguiu um percurso um pouco diferente. O projeto urbanístico já estava definido e em processo de aprovação junto aos órgãos municipais de Campinas/SP. A Biossplena foi convidada a contribuir com toda sua expertise em urbanismo e, principalmente, através da sensibilidade de profundos conhecedores das cidades e das pessoas para propor um lugar agradável e desejável de se viver.

Buscando enxergar potenciais, muitas vezes ocultos ou até mesmo desconhecidos, elaboramos o estudo de vocação e diretrizes visando transformar o local numa centralidade urbana, o “melhor bairro planejado de Campinas”. Com premissas como priorização dos pedestres, criação de uma unidade no bairro (estabelecer relação entre os zoneamentos: comercial, residencial e área de lazer) e derramamento de espaços verdes pelas ruas do bairro, este projeto visa a qualificação do espaço urbano como um todo.

Ano do projeto: 2022
Área: 20 ha
Localização: Campinas/SP
Equipe: Giovana Ulian, coordenadora do projeto, engenheira civil e doutora em urbanismo; Daniela Caon, arquiteta e urbanista; Daniela Menegat, bióloga e gestora de data science; Felipe Köhler, arquiteto, urbanista e paisagista; Liana Fontana, arquiteta e urbanista e gestora de projetos; Rafaela Salomão, estudante de Arquitetura e Urbanismo; Maria Gloria Mezzomo, gestão empresarial.
Cliente: 3Z Realty

O cliente buscou a Biossplena após ter adquirido uma área em Campinas, a qual já possuía o projeto urbanístico em trâmites de aprovação na Prefeitura. O lugar não trazia consigo nenhuma história ou legado familiar. Ao contrário, está localizado às marges da Rodovia Dom Pedro, importante eixo de deslocamento.

Com desejo de oferecer ao mercado “o melhor bairro planejado de Campinas”, o cliente estava disposto a percorrer conosco um caminho não usual: olhar para o projeto urbanístico aprovado e pensar “fora da caixa”. Isto é, juntamente com os parceiros incorporadores que já estavam trabalhando no projeto, acompanhar a trilha proposta pela Biossplena que partiu do ponto de vista de considerar o usuário (as pessoas) como elemento central do projeto, baseado no conceito de “cidade para as pessoas”. 

Desafios 

  • Adequar os tempos de execução da obra, aprovação de incorporações e implantação das fases;
  • Negociação das operações comerciais e de placemaking;
  • Placebranding vinculado às qualidades do lugar;
  • Inovação em propor área privadas com uso público;
  • Gestão de interesse de parceiros, investidores, desenvolvedores, incorporadores e operadores;
  • Projeto urbanístico já aprovado dificultando mudanças estruturais;
  • Topografia acentuada e acesso limitado à rodovia;
  • Via principal com grande dimensão (projetada para VLT) demandando conexão viária futura/prolongamento;
  • Melhorar a complexidade urbana em uma região já bem servida;
  • Áreas com empreendimentos embargados no entorno;
  • Ruídos e desconfortos causados pela proximidade com a rodovia.

Soluções

  • Diretrizes de projeto: guias para tomadas de decisões. Proposição de:
    • qualificação do ambiente urbano: integração, gentilezas, surpresas e amenidades urbanas;
    • estudo de faseamento do empreendimento e consequências operacionais;
    • vocação uso comercial (cotidiano e especialidade);
    • cenários para  faseamento implantação do uso comercial;
    • elaboração de documento “Orientações Urbanísticas” para associação de moradores master.
    • Estratégias de ocupação e estudos de partido arquitetônico:
      • Estudos de atividades lucrativas potenciais para instalação no lugar, através de exercícios de cenários futuros;
      • Estudos de volumetria, análise de limitações legais e proposição de ocupação arquitetônica nas quadras comerciais;
      • Lançamento de partido arquitetônico.
  • Captação de operadores: estudos de implantação de empreendimentos:
    • Estudos para implantação do operador: comércio de materiais de construção;
    • Estudos para implantação do operador: escola bilingue.

Highlights 

  • Desenvolver o melhor bairro de campinas: trabalhado para abrigar um cluster de design e “espalhando” arte urbana pelas ruas;
  • Discussão com parceiros sobre consensos de qualidade urbana que devem integrar a associação master do bairro.