A BIOSSPLENA atua para aumentar a geração de valor na ocupação dos espaços urbanos e potencializar empreendimentos, comunidades e cidades. Os serviços oferecidos tem um enfoque inovador, que transitam entre a consultoria, a concepção de projetos urbanísticos e a articulação entre as partes fundamentais que compõem a dinâmica urbana.

Através de metodologia própria de análise de geodados, são identificadas as características de um terreno, cidade ou região, com um olhar sistêmico e imparcial sobre suas necessidades. A partir desse diagnóstico, são propostas ações para o espaço, promovendo o desenvolvimento urbano integrado e conectando proprietários de terrenos, investidores, entidades, associações e a gestão pública.

Este método de trabalho favorece o empoderamento da sociedade civil, tornando-a agente ativa no desenvolvimento das cidades. Isso significa que ao mesmo tempo em que o sucesso de um empreendimento é potencializado, o seu entorno também é impactado, conscientizando os stakeholders de sua responsabilidade com a comunidade.

Desde 2010, a BIOSSPLENA INTELIGENCIA URBANA já desenvolveu projetos em 6 estados brasileiros e mais de 30 cidades diferentes, com uma equipe que acumula 15 anos de experiência.

Equipe

A equipe BIOSSPLENA acumula 15 anos de experiência e é composta por profissionais de formação acadêmica multidisciplinar e com atuação internacional. Suas competências são guiadas por tecnologias de ponta no campo das ciências de dados, georreferenciamento e conhecimentos adquiridos na prática e estudo do urbanismo sustentável.

Giovana Ulian

Diretora Executiva

    Miguel Pino Quilodrán

    Arquiteto Urbanista

      Daniela Caon

      Arquiteta

        Mauricio D’Agostini Silva

        Engenheiro Ambiental

          Maria Gloria Mezzomo

          Gerente Administrativa

            Ações Institucionais

            A responsabilidade socioambiental faz parte da essência do trabalho da BIOSSPLENA, que acredita no desenvolvimento da cidade promovido de forma consciente e que produza ganhos à toda a comunidade. Assim, a equipe participa de ações para a difusão do conhecimento e o desenvolvimento equilibrado da sociedade.

            Ação APAE

            Em uma parceria com a APAE de Flores da Cunha/RS, a BIOSSPLENA elaborou um projeto de requalificação arquitetônica e paisagística, visando à funcionalidade do espaço para a educação e a integração entre alunos e colaboradores. Neste projeto, foram propostos espaços de circulação pavimentados, deck de madeira com bancos para descanso em área arborizada, ambiente para jogos/esportes e playground.

            Foi planejado também um espaço para a atividade de equinoterapia, tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Considerando formas de melhorar a qualidade do trabalho e a acessibilidade, foi criada uma plataforma de montaria para facilitar e garantir o acesso de todos os alunos a este tratamento.

            Ação Educar para a Cidade

            Oficina elaborada em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caixas do Sul durante a da Semana do Meio Ambiente, em Junho de 2016. A proposta foi despertar o senso de pertencimento nos jovens, com foco nas questões ambientais ligadas às atividades urbanas cotidianas.

            Na Escola Paulo Freire, no Loteamento Mariani em Caxias do Sul/RS, a equipe da BIOSSPLENA aplicou atividades envolvendo os alunos do sétimo ano, com idade entre 12 e 13 anos. Os alunos receberam a tarefa de pensar sobre o tema “A cidade que queremos”, e confeccionaram uma maquete com o uso de materiais recicláveis. O resultado do trabalho foi exposto no Centro de Eventos da Programação da Semana do Meio Ambiente.

            Ação Difusão do conhecimento

            Em conjunto com instituições e redes parceiras, a equipe da BIOSSPLENA participa constantemente de palestras e conferências para compartilhar seu conhecimento e cases em cada um de seus eixos estratégicos de atuação.

            Ainda, para aqueles que se dedicam à pesquisa, ensino e comunicação nas diversas áreas da arquitetura, urbanismo e ciência dados, estes conteúdos estão disponíveis na seção downloads.

            Depoimentos

            Jovaldino Menegon – Gestor da Granja Menegon e Abatedouro de Frangos Menegon

            “Fazem 15 anos que começou a  parceria com a Biossplena.  A equipe é muito competente e sempre me atende em tudo o que preciso. Obrigada pela parceria!”

            A Biossplena projetou e licenciou o Abatedouro Menegon nos processos da Vigilância Sanitária – CISPOA e outros órgão públicos. Há 15 anos acompanha todas as modificações e ampliações da empresa que já aumentou em 5 vezes seu volume produtivo. Também regularizou a Fábrica de Ração da Granja Menegon.

            Daniela Salvador  – Cliente Regularização Fundiária

            “Imensamente satisfeitos com a excelência dos serviços prestados pela equipe Biossplena na regularização e divisão das terras. Eternamente gratos a Giovana pelo empenho e dedicação nessa atividade que resultou a satisfação de todos os envolvidos. Ela nos ajudou no momento que mais precisávamos com total empenho pessoal. Parabéns e muito obrigada a Giovana e equipe Biossplena.”

            Thomas Fontana  – CEO G30 Serra Gaúcha

            “Nosso grupo reúne alguns dos principais empresários do turismo da região. Mas todos, sem dúvida, partem de um cenário incerto para a geração de seus negócios. A falta de dados é, depois do peso do Estado, o principal inimigo para o desenvolvimento de novos empreendimentos. Entendendo nossa demanda, a Biossplena criou uma metodologia que trouxe análises preciosas para o start de muitos projetos.

             

            Dr. Luiz Carlos Scherer  – Cliente Projeto Urbanístico – Chuí do Brasil

            Como cliente da Biossplena impressionou-me sua capacidade de inovação na formação e transformação de cidades e o grande impacto que nos causou pela inclusão de um projeto em uma cidade que por sua situação estratégica, teve, apesar de pequena, um período de boom comercial quando descuidou de seu desenvolvimento urbanístico, tornando-se caótica no que seriam os melhores momentos turísticos e comerciais.  A Biossplena com seu projeto Chuí do Brasil desenvolverá o resgate de todas as frustrações, qualidade de vida de seus habitantes e a conquista de maior permanência dos turistas Brasileiros, Uruguaios e Argentinos que estrategicamente por aí passarão , usufruindo das oportunidades que os free shops brasileiros oferecerão.