Um Projeto de Urbanismo pode ser definido como um meio de planejar espaços novos e revitalizar espaços construídos. A criação de um projeto urbano depende do contexto do local em que está inserido, considerando as características da paisagem, topografia, população envolvida, história, patrimônio e até mesmo a utilização das infraestruturas básicas, como saneamento e transporte. Além disso, sua criação deve respeitar as leis vigentes como uso do solo, zoneamento, áreas de preservação ambiental permanente, entre outras.

Diante deste cenário, a BIOSSPLENA oferece uma gama diversificada de projetos que contribuem para o desenvolvimento das cidades, criação e requalificação de espaços urbanos, permitindo a melhoria da qualidade de vida da população. Este é um instrumento que pode ser utilizado em diversas escalas: desde cidades inteiras, bairros, novas centralidades, loteamentos, condomínios, quarteirões e terrenos.

Dirigido a gestores públicos no fomento de parcerias público-privadas, empreendedores, proprietários de terrenos e empresas em expansão de suas redes.

MASTERPLAN URBANÍSTICO

Este estudo é o ponto de partida para estabelecer o melhor aproveitamento de um terreno, avaliando possibilidades que potencializem a rentabilização da área e que contribuam para o desenvolvimento e qualificação urbana do entorno.  Neste serviço, são definidas diretrizes gerais do empreendimento, procurando a solução urbanística mais adequada e viável ao empreendedor, definindo estratégias comerciais, assim como as fases de implantação do projeto.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Processo que permite regularizar a documentação de imóveis de acordo com a situação real e inclui medidas urbanísticas, jurídicas, ambientais e sociais. Atua-se com a finalidade de incluir loteamentos irregulares ao contexto legal das cidades de acordo com a legislação vigente. Este serviço também é um meio para atualizar ou estabelecer o registro de propriedade dos imóveis, terrenos e glebas, em situações de aquisição, partilha de herança, fracionamento ou desmembramento de gleba.

VIABILIDADE ECONÔMICA DE EMPREENDIMENTOS

Após a definição do Masterplan são realizados os estudos de viabilidade econômica com aplicação de inteligência urbana e geoprocessamento, que permitem a simulação de cenários. Assim, empreendedores podem investir com maior segurança e ter maior assertividade e retorno financeiro. Esta análise favorece a captação de investidores e baliza as ações comerciais.

PROJETOS URBANÍSTICOS

Projetos desenvolvidos para aliar os anseios do empreendedor ao potencial de aproveitamento de um terreno, considerando a viabilidade técnica, rentabilidade e a contribuição para a qualidade de vida dos novos habitantes e também os do entorno. A partir de uma avaliação multidisciplinar, são levadas em consideração as características do território, diretrizes de planejamento, limitações ambientais, e características topográficas, estabelecendo-se a aptidão da área para sua exploração urbanística. Depois de analisados todos os aspectos de restrição legal, é proposto o design urbanístico com novos lotes, áreas de recreação, sistema viário, etc.

PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS – PPP

A BIOSSPLENA atua como ponte de conexão entre os atores, para a proposição de medidas estruturais ou empreendimentos necessários à melhoria da qualidade de vida em determinada região, baseado em renovação urbanística. São propostas parcerias em que a iniciativa privada transforma-se no investidor e o gestor público no facilitador. A ação do setor privado e público, combinadas de forma transparente e proativa, pode promover as melhorias urbanas necessárias e qualificar os ambientes urbanos.

REVITALIZAÇÃO DE ESPAÇOS URBANOS

Um terreno, empreendimento ou comunidade urbana, pode ser qualificado a partir da identificação de suas raízes culturais e vocações arquitetônicas. Muitos espaços urbanos consolidados, identificados a partir de uma avaliação criteriosa, podem transformar-se em novas centralidades que garantam mais conforto, funcionalidade, arquitetura e urbanismo contemporâneos. Ações como essa podem mudar para melhor o futuro de uma cidade ou região.

REVISÃO OU CRIAÇÃO DE LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA

A partir de diagnóstico e da aplicação de conceitos urbanísticos inovadores, são formuladas justificativas técnicas propositivas para alteração da legislação municipal. A BIOSSPLENA oferece serviços de revisão da Legislação Urbanística a qual poderá ser proposta junto ao Gestor Público Municipal para viabilizar empreendimentos e negócios.

Projetos em Destaque